Quando conversei com a equipe que criou o meu site, me sugeriram criar um blog falando um pouco sobre questões relacionadas à ELA, minha rotina, acessibilidade e outros assuntos. Eu topei, até porque sou constantemente procurado por pessoas com ELA ou familiares, além de gente com outros diagnósticos, e curiosos no geral. Me perguntam sobre a cadeira de rodas, minha comunicação, se tomo remédio, se existem vídeos ou reportagens que mostram a minha rotina e muitas outras coisas. Então a ideia é compartilhar com os leitores minha experiência pessoal, sempre com bom humor, transmitindo informações valiosas para quem está passando por situações semelhantes ou outras adversidades. Mas eu também pretendo abordar os assuntos de forma ampla, gerando reflexões, e relacionando com músicas, filmes e livros. Quero que seja uma leitura agradável para diferentes públicos e não “apenas” amigos ou pessoas com deficiência.
Para quem não me conhece, eu me chamo Ricky Ribeiro e em 2008, aos 28 anos de idade, fui diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA). Fui gradativamente perdendo todos os movimentos do corpo, passei a respirar por aparelhos e a usar o computador por meio de um leitor óptico. Apesar das limitações, sempre mantive o bom humor, fundei o Mobilize Brasil, portal sobre mobilidade urbana sustentável, trabalho em uma empresa multinacional de consultoria (EY), sou professor de pós graduação, palestrante e coautor do livro Movido pela Mente.
Eu também pretendo que este blog seja um espaço de troca, com participação ativa dos leitores por meio de comentários, proporcionando um diálogo solidário e construtivo. Para dar lugar para outras vozes, irei entrevistar pessoas que foram diagnosticadas com ELA e possuem uma história de vida que inspiram a mim e a outras pessoas. Sugestões e críticas construtivas serão muito bem-vindas para aprimorar o blog, mas não dispenso um elogio sincero. Minha ideia é publicar um novo artigo na próxima semana e depois religiosamente a cada duas semanas. Espero que gostem. Tenham uma boa leitura!